30 de mai. de 2013

Mudras

          Mudra é uma palavra com origem no sânscrito e em sua tradução literal, contemplamos a palavra “selo”.  Geralmente são demonstrados com as mãos através de gestos nas mais diversas formas de cultura, entretanto, existem mudras utilizados com todo o corpo ou com um simples olhar. Está presente em muitas manifestações artísticas, religiosas e meditativas.  Por se tratar de um tema muito amplo, torna-se difícil mensurar com precisão o surgimento do conceito na história. Está amplamente presente em países do oriente, principalmente na Índia, em suas danças, na prática de yoga, no hinduísmo, budismo e nas artes marciais.

Listamos abaixo algumas formas de uso dos mudras:

- Meditação 

         Muito comum na prática de yoga e reiki, os mudras auxiliam os praticantes a atingirem estados em sua consciência, bem como estimular as diferentes energias que circulam pelo corpo e em todo o ambiente ao nosso redor. Muitos são os mudras encontrados nessas práticas, passando por básicos (Chin,  Chinmaya, Adi, Brahma, etc) chegando aos avançados (Prana), onde mãos, postura do corpo, mente e respiração são sincronizados em um único exercício.

Chin Mudra: com o dedo indicador em formato circular, encaixando-se no polegar, esse mudra enfatiza o maior objetivo da prática do yoga: o aprofundamento e integração da alma individual à alma universal. Além de proporcionarem um fluxo de energia completo, passando por todo o corpo e sendo transmitidos através do tocar das costas das mãos sobre o joelho, formando o círculo de energia no indicador e polegar. Ao mesmo tempo em que se recebe e transmite essa energia para o todo através dos outros dedos esticados.

Chin Mudra

Brahma Mudra: este mudra é essencialmente utilizado como restaurador do equilíbrio da saúde, mente e espírito. Faz referência direta ao primeiro deus da trindade de deus no hinduísmo e representante da força criativa no universo. Com as mãos sobre a coxa, mantendo a ideia de ciclo contínuo em todo o corpo, dessa forma, as mãos são voltadas para cima e os polegares encobertos pelos demais dedos resultada no fechamento das mãos.

 Brahma Mudra
Brahma Mudra: postura das mãos

- Budismo 

          Sempre relacionados a um mantra e uma mandala. Juntos eles formam os três segredos do universo: pensamento, verbo e ação.

Abhaya Mudra: o mudra do destemor. Representa proteção, paz, benevolência e dispersão do medo. Está intimamente ligada ao primeiro Buda (Sidarta Gautama), quando ameaçado por um elefante enfurecido, foi capaz de acalmá-lo com o gesto desse mudra.  Remete-nos a um dos ensinamentos mais belos do budismo: nada tema.


Abhaya Mudra

Bhumisparsha Mudra: é um dos mudras mais antigos da história do budismo. Sidarta Gautama, o primeiro Buda, antes de atingir a iluminação, meditava sob a árvore Bodhi, onde foi atacado por Mara, o demônio, com seu numeroso exército de monstros para impedir que Sidarta prosseguisse em sua jornada para a iluminação. Ao perceber que não teria sucesso por esse meio,  Mara clamou pelo lugar de Sidarta dizendo que seus feitos espirituais eram muito mais dignos e maiores que os de Sidarta. Foi quando todo o exército de Mara gritou: “somos sua testemunha nesse feito!” Confiante, Mara perguntou “quem irá falar a seu favor?” , foi quando Sidarta esticou sua mão direita em direção ao solo, e ao tocá-lo, toda a existência exclamou “eu sou sua testemunha!”. Mara, impotente diante de tal feito, desaparece e Sidarta atinge o estado de iluminação, tornando-se o primeiro Buda.

 Bhumisparsha Mudra


Bhumisparsha Mudra

Dharmacakra Mudra: o primeiro ensinamento transmitido por Sidarta Gautama após atingir a iluminação. Representa toda a essência do darma (conhecimento) e sua postura remete ao infinito “girar” da roda desse conhecimento/energia. As mãos são posicionadas em frente ao peito, os polegares formam círculos com os indicadores e a palma da mão direita é exposta para fora enquanto a palma da mão esquerda é virada para o nosso interior.

 Dharmacakra Mudra

Dharmacakra Mudra

Dhyana Mudra: um dos mudras mais utilizados na prática meditativa. Representa o equilíbrio perfeitos na junção da mão esquerda (sabedoria) com a mão direita (método), ambos não teriam sentido sem essa coexistência. Promove a energia para a meditação, profunda contemplação e unificação com as energias superiores.

 Dhyana Mudra
Dhyana Mudra

Varada Mudra: o mudra “favorável”. Sinônimo de receptividade, caridade, compaixão, compartilhamento e sinceridade. Representa a salvação da humanidade da ganância, ódio e desilusão.

Varada Mudra

Vajra Mudra: o mudra do raio/trovão divino. Considerado a postura do conhecimento, a prática do Vajra estimula a circulação sanguínea, auxiliando para aqueles com problemas de cansaço.  Faz referência aos nove selos utilizados na meditação das nove sílabas, onde é invocando a energia de Indra, rei dos céus e aquele que manipula os relâmpagos no hinduísmo.

 Vajra Mudra
Vajra Mudra

Vitarka Mudra: é conhecido como o gesto que inspira a transmissão do conhecimento, discussão e argumento dos ensinamentos budistas. O toque do dedo indicador com o polegar representa essa troca de energia/ensinamentos.

Vitarka Mudra

Karana Mudra: o mudra responsável por expulsar energias maléficas à vida, remover obstáculos como doenças e pensamentos negativos. De acordo com o Feng Shui, é recomendável que as imagens que estejam com esse mudra, fiquem em locais vulneráveis a esses tipos de males como escritório e residência. Caso esteja na residência, deverá ficar em locais próximos a janela e/ou em áreas de prática meditativa.

Karana Mudra
Karana Mudra

- Artes marciais 
          
          Os mudras são usados em posturas de combate em diversas artes marciais do oriente, principalmente no wushu e em algumas artes marciais tradicionais japonesas presentes no kobudo.

          No Wayshia Kempo, é comum vermos o uso dos mudras nas práticas meditativas (zazen), nos estilos monásticos de luta e nas terapias de cura (reiki e qigong). 

          http://en.wikipedia.org
          http://buddhism.about.com

2 comentários: