6 de set. de 2014

Definição.




Como é dito em um dos dogmas do Budismo, "devemos cultivar a plena atenção", e com a matéria cotidiana de nossa arte isso não é diferente.

Por praticarmos uma arte tão rica, as vezes fica um pouco complicado entender o que há de diferente entre um estilo e outro, também se torna bem complicado identificar essa natureza. Alguns, como já é de praxe, se adaptam quase que instantaneamente a um estilo e natureza, e por consequência, tendem a ter imensa dificuldade em outros.

Como por exemplo, quem tem tendência a Aves vai sofrer pra aprender cavalo, carneiro, entre outros. Só que se foque fácil não precisaria de treino.

Esta postagem se direciona à isso. Pois bem, como um tutorial para a boa pratica, não pretendo passar nenhum exercício, pois cada Mestre tem sua metodologia, mas, há algo que se aplica a tudo, um preceito que deve ser seguido a todo tempo, e, muitas vezes, é esquecido. A PLENA ATENÇÃO.

As vezes, por afobação ou garra, ou excesso de energia, acaba-se não se atendo aos detalhes. Quando se trata de definição de estilo principalmente, no qual você não é nativo, é necessário uma atenção redobrada, calma, e principalmente tato.

Eu uso os seguintes questionamentos antes mesmo de começar qualquer movimentação:

1º - Como é o porte de quem é "natural" do estilo?

2º - Como o Animal se movimenta na vida real?

3º - Qual elemento eu atribuiria ao Estilo?

4º - Como é esse Animal, e como o praticante natural desse estilo tende a se sentir durante a movimentação?

Após pensar sobre isso tento me por no lugar e agir o mais próximo possível. Não é uma tarefa fácil. Para ter certeza de que a movimentação está eficiente e dentro do estilo, faço todas as movimentações bem lentamente, várias vezes, e com muita atenção, para só após deixar fluir como se deve como estilo.

Isso não é uma regra (eu acho), mas acredito que deve-se criar um método para manter a plena atenção, e alcançar o maior desempenho e definição de cada estilo. Esse foi o meu, cada um com o passar do tempo cria o próprio.

É bom ressaltar também que esse treino eu faço em casa sozinho, pois atrapalharia o andamento dos treinos dos meus irmãos, mesmo que se trate de seu próprio estilo. Uma auto avaliação sempre traz bons resultados.

Lembre-se também que cada estilo ou grupo de estilos tem uma gama de matérias e que certos condicionamentos devem ser feitos para alcançá-los, com bom alongamento e controle de perna para aves, e pulso firme e resistente para carneiro.

Pergunte a seu mestre como se desenvolver para maximizar cada estilo que você esteja treinando. Lembre-se, você é o único responsável pelo seu avanço, "Seu futuro é consequência do que você faz do presente". Bons Treinos!


Bons Treinos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário